sexta-feira, 11 de março de 2011

um pouco de corinthians..

Aquele choro comovido da minha gente em dezembro passado está vivo na minha memória. O Corinthians, gravemente doente, estava na UTI. O diagnóstico era sabido : micróbios e vermes potentes lhe sugaram quase todo o sangue além de lhe roubar o dinheiro deixado pela torcida.

Adversários entusiasmados e “sem noção” fizeram festa, soltaram rojões, inventaram piadas.Alguns mais maldosos rogaram pragas e chegaram a crer na morte do gigante.

O normal seria o abatimento coletivo dos 18 milhões de torcedores. O normal, para uma torcida qualquer. Mas essa gente vestiu a camisa que adora e saiu às ruas como que afrontando os adversários. Tudo em silêncio. Vários deles hastearam bandeiras em janelas, carros, praças, passarelas, pontes.

Em passeata foram ao Hospital São Jorge. O doente, pálido e alquebrado veio à janela. A multidão em coro, gritava uníssono : EU NUNCA VOU TE ABANDONAR, PORQUE EU TE AMO. As televisões fizeram programas com psicólogos e filósofos numa tentativa de explicar aquilo. Em vão. Ainda vasculharam livros de política, religião e esportes a procura de algo semelhante. E nada!

Dias depois, aquela gente marca um novo encontro, desta vez no Pacaembu. As TVs esqueceram os outros clubes, as notícias importantes e colocaram dezenas de câmeras para bisbilhotar aquelas pessoas fanáticas. Numa fração de segundos, eles começaram a pular abraçados e freneticamente, veio uma gritaria : AQUI TEM UM BANDO DE LOUCOS, LOUCOS POR TI CORINTHIANS.

O doente já melhorava porque sabia o que acontecia nas ruas. Já respirando sem aparelhos , volta à janela, tentando dar alguns passos. E a turma de verdadeiros amigos estava lá : e a gritaria foi de arrepiar . NÃO PÁRA…NÃO PÁRA…NÃO PÁRA. Com essa manifestação de fidelidade e fé, o doente não parou de andar. Foi sentir o calor do norte, o frio do sul, visitou praias do nordeste, passeou pela planalto central e percorreu estradas paulistas. Em cada canto do pais percebeu que ali havia um bando de loucos. Aí os psicólogos e filósofos desistiram de vez. Aquele movimento era ímpar, próprio, inigualável, jamais visto na história do futebol.

Passados pouco mais de 10 meses, os médicos que previam internação por pelo menos 1 ano, deram liberdade ao gigante, mas ainda não têm explicação para aquela melhora. Também- – pudera – nenhum era corintiano.

EU VOLTEI, VOLTEI PARA FICAR…PORQUE AQUI É O MEU LUGAR… foi a cantoria do retorno. Mas como escrevi no título, retorno- zero, porque, de verdade, o corinthians não retornou, só tirou uma férias e nesse tempo, mudou o alfabeto para B…A…C…

O choro, desta vez, foi mais comovente. Os adversários se assustaram. Alguns malucos ( não loucos… porque loucos são só os fiéis alvinegros) que esperavam o pior para aquele doente, agora se entreolham boquiabertos. Estão pasmos. E aprenderam uma lição duradoura. Essa gente lá do Corinthians é diferente. Se acontecer uma doença com eles, sabem que a saída é só por outras vias, porque o bando de loucos não passa receita.

Eu, particularmente, vivi todos esses momentos e o meu Corinthians, sabe que tem muitos amigos do peito. Fiéis, abnegados, justos e exemplares. E como sabem chorar

3 comentários: